A TRÍADE, SINDBIO-DF, ASSBIO-DF e CRBIO4, REUNIRAM-SE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE -DF

Na última quarta feira dia 04 de maio de 2016 o SINDBIO-DF reuniu-se na Secretaria de Saúde, com o atual Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, também estavam presentes os representantes da Associação dos Biólogos (ASSBIO-DF) e Conselho Regional (CRBIO4), além de diferentes representantes do Governo do Distrito Federal.

Na reunião foram discutidos assuntos de relevante importância na carreira do Biólogo junto a SES/DF. O presidente do CRBIO4 Tales Heliodoro, ressaltou a excelência e a elevada capacitação profissional do Biólogo Brasiliense, além de cobrar as nomeações. Também solicitou ao Secretário que convoque representantes da categoria sempre que houver discussões em que as ponderações dos biólogos se façam pertinentes.

O presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal (SINDBIO-DF), Gildemar Crispim,  apresentou dados relevantes em relação ao número de Biólogos Brasilienses que precisam ser alocados em áreas importantes da SES/DF, expôs também que nas últimas três décadas, houve vício nas nomeações da Secretaria em se tratando de favorecimento  dado a  algumas profissões em comparação aos Biólogos. Acresceu, afirmando que os representes dos Biólogos do DF, devem estar presentes em todas as discussões da área de saúde, juntamente com as demais categorias. Aumentando a Sinergia em prol da Saúde do DF.

 A presidente da ASSBIO-DF, Cristiane Citadin, salientou alguns pontos importantes em relação a crise atual e apresentou um levantamento com todas as áreas de atuação do Biólogo, além de apresentar um dossiê de aposentadorias e vacância de Biólogos na SES/DF. Cobrou as nomeações dos aprovados no último concurso e também indicou possibilidades de apoio a pesquisa e ao desenvolvimento de parcerias na SES/DF e outras instituições, afim de se obter  setores autossustentáveis dentro da SES/DF.

A conselheira do CRBIO4 e ASSBIO-DF, Laiane dos Santos, se posicionou em relação as últimas nomeações do quadro de saúde, indagou que não houve nenhum Biólogo chamado, apesar de ter ocorrido três nomeações recentes. O secretário Humberto Fonseca, justificou  que  foi apenas uma questão de não observância e coincidências.

Em Síntese  houve um reconhecimento por parte do Secretário de Saúde da excelência dos serviços prestados por Biólogos e um compromisso de tratar todas as profissões com área de sombreamento de forma equânime. O mesmo salientou a crise atual em relação ao PIB brasileiro e as dificuldades do GDF em relação a  Lei de responsabilidade fiscal para novas nomeações. Porem soube reconhecer a necessidade da demanda e se comprometeu em fazer uma  gestão transparente.

“A Secretaria percebeu a coesão e o profissionalismo de nossa categoria. Com a tríade Conselho-Associação-Sindicato os Biólogos do Distrito Federal só têm a ganhar”.

Notamos um elevado nível de discussão, onde também estavam presentes importantes representantes da Saúde do Distrito Federal.

Além dos nomes já citados,  participaram da reunião Flávia Cáritas Nascimento (subsecretária de Gestão de Pessoas do DF), Maria Martinez (Gerência de Apoio Diagnóstico DAD/DIASE/SAIS/SES), Eduardo Filizzola (diretor do Laboratório Central do Distrito Federal), Divino Martins (diretor da Diretoria de Vigilância Ambiental), os chefes de laboratórios da SESDF Ana Carolina Figueiredo, Claudiner Oliveira e Paulo Sousa Prado, e as integrantes da ASSBIO-DF Caroline Bezerra, Ana Teixeira e Elisangela Tibério.

bsb1

2 Respostas para “A TRÍADE, SINDBIO-DF, ASSBIO-DF e CRBIO4, REUNIRAM-SE COM SECRETÁRIO DE SAÚDE -DF”

  1. Francivaldo

    Como poderia ter acesso ao dossiê apresentado pela Cristiane Citadin informando número de aposentadorias e vacância de Biólogos na SES/DF?

    Responder

Deixe seu comentário