Os Biólogos são gigantes no Desenvolvimento da Saúde do Brasil

O Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal, se reuniu com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas do GDF.

 

Na   reunião    com   a     subsecretaria Flávia Cáritas em janeiro/2016,  foram  abordados  o  papel  do  Biólogo  na Secretaria  de    Saúde,   a    convocação    imediata  dos aprovados no último  concurso. Nessa ocasião foi entregue um parecer com todas as áreas de atuação do Biólogo na área de  saúde   pelo  Presidente  Gildemar  Crispim   e   a Secretaria Geral Cristiane  Citadin,  ambos   do   SINDBIO-DF.     A  então   subsecretaria    se comprometeu em revisar alguns  editais   e   a  rever  o  quadro  de  nomeações  da Secretaria de Saúde do DF em relação ao profissional  Biólogo;

 

Um breve trecho do parecer entregue pelo SINDBIO-DF:

A r t . 5 º São áreas de atuação em Saúde : A conselhamento Genético ;  Análises Citogenéticas ; Análises Citopatológicas ; Análises Clínicas ; Análises de Histocompatibilidade; Análises e Diagnósticos Biomoleculares; Análises Histopatológicas; Análises, Bioensaios e Testes em Animais; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões; Bioética; Controle de Vetores e Pragas; Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos; Gestão da Qualidade; Gestão de Bancos de Células e Material Genético; Perícia e Biologia Fo rense ; Reprodução Humana Assistida ; Saneamento ; Saúde Pública / Fiscalização Sanitária ; Saúde Pública/Vigilância Ambiental; SaúdePública/Vigilância Epidemiológica; Saúde Pública/Vigilância Sanitária; Terapia Gênica e Celular; Treinamento e Ensino na Área de Saúde.

En-que-consiste-la-manipulacion-genetica-2

14 Respostas para “Os Biólogos são gigantes no Desenvolvimento da Saúde do Brasil”

  1. Yasmin

    Muito necessário! Enquanto isso é negligenciado, os laboratórios e proffissionais que já estão na secretaria são sobrecarregados.

    Responder
    • SindBio DF

      Precisamos que façam as denuncias, para assim, fazermos as intervenções de forma austera e direcionada. Defenderemos a profissão com vigor e ética. Jamais consentiremos qualquer tipo de descaso com nossos valores profissionais.

      Responder
  2. Iaracy Murta Franco de Jesus

    Os pesquisadores brasileiros são reconhecidos mundialmente como os melhores. Mesmo assim, a cada dia os mafiosos ignoram nossos gênios não os dando oportunidades de desenvolverem ANÁLISES para fazer com que a saúde MUNDIAL tenha curas ainda não descobertas em relação a todas análises citadas acima. Isto é uma COVARDIA que se está fazendo com a população mundial. A máfia dos laboratórios que fabricam remédios não querem perder. Enquanto o governo está pagando caro para jogar TONELADAS de medicamentos no lixo , matando a população que necessita deles, DEIXA DE INVESTIR NA PESQUISA QUE SALVA. O bando da crueldade…

    Responder
    • SindBio DF

      Sabemos da notória relevância internacional dos Biólogos Brasileiros, e é diante desse cenário que iremos fazer valer nosso lugar nessa sociedade brasiliense. Será o ressurgimento do reconhecimento dessa nobre profissão. Nossos ilustres pesquisadores e analistas serão enaltecidos pelo brio da condução profissional.

      Responder
  3. Jorge Antonio Oliveira Campos

    Com muita luta nós estamos vencendo os entraves na área da saúde e ocupando nosso lugar que é de direito.

    Responder
    • SindBio DF

      Essa luta é nossa! Vamos continuar atuando de forma ética e com todo vigor na defesa do Biólogo.

      Responder
    • SindBio DF

      Certamente Jorge, estamos nos mobilizando e saindo da inércia. Vamos continuar atuando de forma ética e com todo vigor na defesa dos interesses de atuação do profissional Biólogo.

      Responder
    • SindBio DF

      Sem dúvida Jorge, sem luta não há conquistas. Estaremos no fronte de todas as batalhas que a bandeira for a profissão de Biólogo.

      Responder
  4. isabel de Sousa Pires

    Meus Parabéns ao colegas Biólogos do Distrito Federal, sirva de exemplo para todos os colegas de todo Território Nacional terem os seus sindicatos para nos defender.

    Responder
    • SindBio DF

      Exatamente Isabel, queremos mostrar que com luta tudo é possível. Estamos saindo da inércia e nós mobilizando na defesa dos valores profissionais e éticos. Conte conosco, essa luta é nossa!

      Responder
  5. Junior Freitas

    Parabéns pela grande iniciativa, espero que exemplos como estes, possam ser propagados em todo o brasil. Sim !! temos total direito de ter espaço no desenvolvimento acadêmico e profissional na área da saúde. Particularmente em relação Análises Clinicas, espero que em breve possamos ser reconhecidos nacionalmente inclusive pela própria SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clinicas). Por mais que nós Biólogos podemos exercer essas funções, o biólogo, pelos menos na minha realidade, não tem espaço nesta área profissional.

    Responder
    • SindBio DF

      Prezado Amigo, vamos atuar junto a SBAC e em breve lhe daremos o devido retorno. Nossa luta é a sua luta.

      Responder
  6. Sindbio-DF

    2.4 ANÁLISES CLÍNICAS 2.4.1. Atuar na gestão de laboratórios de análises clínicas, em todos os seus setores técnicos e postos de coleta. 2.4.2. Coordenar e supervisionar equipes multidisciplinares. 2.4.3. Emitir e assinar laudos e pareceres de exames realizados em: sangue, plasma, soro, saliva, urina, fezes, líquor e sêmen, entre outros, para fins diagnósticos. 2.4.4. Elaborar termos de referencia e protocolos. 2 . 4 . 5 . Planejar , orientar , assessorar, supervisionar executar procedimentos de biossegurança, de controle de qualidade e garantia de qualidade. 2.4.6. Produzir e ou elaborar documentos técnicos, científicos e de divulgação. 2.4.7. Propor, elaborar, implantar e realizar treinamento e formação de recursos humanos. 2.4.8. Realizar todos os procedimentos laboratoriais necessários para exames de materiais biológicos, incluindo coleta de sangue, para fins diagnósticos e de pesquisa clínica.”

    Responder
  7. Fabio

    Isso tudo com a maior senso de humildade.
    Se fossem outras profissões já se achariam na petulância de se chamarem de doutores sem sequer ter sido aprovado em doutoramento por banca!

    Responder

Deixe seu comentário