Um dia pra ficar na memória dos biólogos do DF

AUDIÊNCIA PÚBLICA ” VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO” 

 

A Audiência Pública organizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com apoio do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal- SINDBIO-DF,  ASSBIO-DF e CRBio04, foi um marco na mobilização dos biólogos do Distrito Federal. A audiência contou com a presença da vice-presidente do CFBio, Fátima Cristina Inácio de Araújo, do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Wellington Luiz, do presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal (SINDBIO-DF), Gildemar José Bezerra Crispim, da presidente da Associação dos Biólogos do DF (ASSBIO-DF), Cristiane Teresinha Citadin, do Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04), Gladstone Corrêa de Araújo, e do diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do DF, Gustavo Dalton.

 

A Audiência contou com as Comissões de Saúde, representadas pelos Biólogos Paulo Sousa Prado e Kênia Cristina de Oliveira, na oportunidade o orador da comissão de saúde Paulo Prado, ressaltou  as diferentes áreas de atuação do biólogo na saúde, a falta de coordenações  de biólogos na SES-DF e em outras instâncias do  governo do Distrito Federal, como: DIVAL, IBAMA, ANVISA, HOSPITAIS DA REDE entre outros. A comissão apresentou um relatório bem elaborado sobre todas as demandas inerentes aos desafios da profissão nas esferas do GDF à Vice Presidência da Câmara Legislativa, o deputado Wellington Luiz

Tivemos também a participação da comissão dos aprovados no concurso da SES-DF em 2014, representada pela bióloga Fernanda Bernardes Luz, que externou todas as iniquidades praticadas pelo GDF, em relação as nomeações dos biólogos. A comissão na oportunidade entregou um relatório sistemático do quadro de aprovados, exonerados e aposentados das SES-DF.

 

Outra importante comissão na Audiência, foi a comissão de Ecologia e Meio Ambiente do SINDBIO-DF, que ressaltou as demandas por intermédio da oradora da comissão à Bióloga Ana Raquel de Mesquita Garcia. Na oportunidade a mesma destacou um elaborado relatório. Umas das questões que o relatório tratou, foi o tema da educação ambiental ser realizada por biólogos e não ser apenas um tema transversal da LDB, ressaltou que os relatórios EIMA, RIMA e outros sejam elaborados e assinados por ARTs biólogos devidamente qualificados. O relatório é extenso e trouxe muitas demandas relacionadas a área. O documento estará disponível na integra no site do SINDBIO-DF (www.sindbiodf.org), junto com os relatórios das outras comissões.

 

Tivemos biólogos (as) sendo homenageados com MOÇÃO HONROSA  pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal, uma iniciativa do Vice Presidente da Câmara Legislativa, o deputado Wellington Luiz. Os biólogos homenageados foram: Ana Cristina Oliveira Teixeira, Andrea Marilza Libano, Caroline de Andrade Bezerra, Charlles Alexandre da Silva, Cristiane Teresinha Citadin, Cristina Cunha,  Felipe Musardo Firmino, Gabriel de Freitas Horta, Gildemar José Bezerra Crispim, Kenia Cristina de Oliveira, Khesller Patricia Olázia Name, Laiane da Silva Santos, Leonardo Lima Pepino de Macedo, Luciana Galvão, Paulo Sousa Prado, Ruscaia Dias Teixeira.

 

 

Tiveram  excelentes discursos proferidos pelos oradores da mesa, que  foram de encontro ao tema: VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL BIÓLOGO”. 

Na fala o Coordenador do Instituto de Criminalista da Polícia Civil do DF, o biólogo Gustavo Dálton, ressaltou a relevante contribuição e importância do biólogo na policia científica do DF. Na oportunidade lembrou o fato de quatro biólogos serem os responsáveis pela montagem do laboratório de investigação molecular entre outros detalhes que podem ser assistidos na íntegra pelo youtube.

A representante da Associação dos Biólogos do Distrito Federal, a bióloga Cristiane Teresinnha Citadin, externou as motivações que levaram a fundação da associação e ressaltou a necessidade da criação de vagas para biólogos especializados e não somente para  concurseiros. Disponibilizou os serviços da associação para capacitação  e formação técnica especializada para os biólogos.

A  bióloga representante da Conselho Federal, a vice  presidente, Fátima Cristina Inácio de Araújo, teve um momento de nostalgia em relação ao seu tempo de estudante em um momento que se lutava pela regularização da profissão. Na oportunidade indagou a importância da participação política do biólogo. Já o representante do Conselho Regional de Biologia 4ª Região, o conselheiro Gladstone Corrêa, ressaltou que o Conselho Regional tem um cuidado especial com o Distrito Federal,  e que irá inaugurar até dezembro a delegacia do CRBio04, no DF, e que os biólogos da região poderiam contar com seus representes, na ocasião o  biólogo e delegado Felipe Musardo Firmino e o subdelegado Gildemar Crispim e da conselheira  Laiane da Silva Santos.

 

Por fim o Presidente do Sindicato dos Biólogos do Distrito Federal, o biólogo Gildemar José Bezerra Crispim, fez um discurso emocionante, agradecendo a presença de todos os biólogos ali presentes. Reiterou de forma plena e consensual a importância de criação de leis que garantam a atuação do biólogo em todas as esferas do DF. Defendeu o direito do biólogo ter condições equânimes em relação as questões laborais e financeiras nas esferas públicas e privadas. Fechou seu discurso agradecendo o acolhimento da Câmara Legislativa e do apoio da vice presidência da casa, o deputado Wellington Luiz e encerrou manisfestando o desejo de fazer da CÂMARA LEGISLATIVA a casa do biólogo do Distrito Federal.

O deputado Wellington Luiz, agradeceu a oportunidade de acolher a categoria, e trabalhar no sentido de ampliar as expectativas de atendimento as demandas dos biólogos do Distrito Federal. O mesmo selou uma parceria com a categoria e reiterou que a  casa legislativa estará a  disposição dos biólogos.

 

A audiência lotou o plenário da Câmara Legislativa, algo inédito para categoria em tempos desafiadores.

Ocorrida no dia 28 de setembro de 2017 às 19 h

Deixe seu comentário

Logado como SindBio DFSair »

Deixe seu comentário